Sunday, June 19, 2011

Engenheiro de Teste

Para um primeiro post deste blog vou escrever sobre o que sempre falo para meus alunos e colegas que querem iniciar uma carreira na área de teste.



Alguns anos atrás eu era apenas um executor de teste, e o simples fato de mudar de equipe já era o suficiente para me satisfazer e não ficar entediado. E foi após assistir uma palestra de um amigo meu em um evento de teste de software que eu percebi que estava no caminho errado e que tinha muito o que aprender para ter uma carreira interessante nesta área. A partir dai eu comecei a estudar mais e buscar novos conhecimentos em outras áreas da engenharia de software e naturalmente com o passar do tempo fui gradativamente sendo reconhecido pelos colegas de trabalho, gerentes de projetos e clientes. 

Um bom engenheiro de teste, não é aquele que conhece todas os princípios de teste de software, nem aquele que conhece todas as fases de teste (componente, integração, sistema, etc...) , muito menos aquele que domina todas as técnicas de teste (fronteira, particionamento de equivalência, exploratório, etc). Quem apenas sabe todos estes conceitos e técnicas de teste muitas vezes é apenas um testador, não que esse papel não seja importante, mas quem realmente tem um plano de carreira e deseja com o tempo alcançar papéis de liderança de um time de teste precisa ir mais além destes conceitos e técnicas de teste.

Para conseguir desempenhar um papel de líder de teste, é preciso provar com o tempo que você tem conhecimento mínimos em outras disciplinas da engenharia de software, como gerência de configuração, padrões de projetos, arquitetura de software e linguagens de programação e outras. E quanto mais profundo o seu conhecimento em outras áreas mais reconhecido você será, pois é com este conhecimento que um bom engenheiro de teste consegue ter o senso crítico para avaliar, entender e opinar de forma contundente nas diversas situações de um projeto de desenvolvimento de software. Se você parar e observar, um projeto de desenvolvimento de software não funciona direito com todas essas áreas trabalhando separadamente, então porque um engenheiro de teste vai apenas se preocupar com as suas atividades ? A não ser que este seja apenas um executor de tarefas e tenha alguém sempre tomando as por ele, ou seja, alguém que sempre vai ficar "estagnado" no tempo sem perspectiva de crescimento profissional.

No próximo post, vou citar alguns exemplos claros de como o conhecimento em outras disciplinas é importante para ser um bom engenheiro de teste e agregar um maior valor no projeto e empresa que você trabalha.

Até breve !!!

2 comments:

Jorge said...

Parabens pelo blog!! :)

Diego Delgado said...

Valeu Jorgito...
Você sabe quem é esse meu amigo da palestra ne ? :)
Abracos